Pesquisa aponta que setor de Comunicação está entre o que mais possui freelancers

Para 60% do entrevistados, a possibilidade de maior ganho financeiro e administração de horários são as principais motivações

Conforme o levantamento, 38% dos brasileiros trabalham atualmente com esse modo - Crédito: Banco de Imagens/Canva

No início desta semana, uma pesquisa realizada pela Onlinecurriculo, plataforma de currículos on-line, revelou que as profissões que correspondem aos setores da Comunicação, Criação de Conteúdo e Design, estão entre as que mais possuem atuação de freelancers no Brasil. Conforme o levantamento, 38% dos brasileiros trabalham atualmente com esse modo. Para 60%, a possibilidade de maior ganho financeiro e administração de horários são as principais motivações

Segundo dados da pesquisa, no mercado de trabalho freelancer ou profissional autônomo é aquele que atua de forma independente, bem como presta serviços para empresas ou pessoas por períodos determinados de tempo. No Brasil, as atividades são populares e algumas áreas se destacam quando se pensa na atuação dos profissionais freelancers, uma vez que algumas empresas preferem a contratação desse serviço, conforme diz o levantamento.

Atualmente, 38% dos brasileiros trabalham neste sistema, sendo que 23% atuam de forma paralela ao trabalho principal, 11% deles apenas como autônomos, e 3% estão em processo de se tornarem freelancers em tempo integral. Outra parcela, correspondente a 10% das respostas, já atuou como freelancer, mas não segue mais no momento presente.

Motivos para ser freelancers 

Os critérios para que um trabalhador se considere atuar como autônomo são a possibilidade de maior ganho financeiro e independência com a administração de horários, ambos com 60% das respostas. Na terceira colocação, ganha destaque o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, indicado por 32% dos entrevistados. Além disso, o trabalho no formato remoto, escolhido por 31%, e a oportunidade de crescimento profissional, para 25%.

Na área do Design, o número corresponde, também, ao setor de vendas. Esses profissionais atuam na confecção de materiais de divulgação. Conforme o levantamento, o ingresso na área é porta de entrada para muitos que estão iniciando a carreira e buscam independência financeira, pois muitas vezes as vagas não exigem um alto grau de experiência ou escolaridade. As datas sazonais também colaboram significativamente para o trabalho autônomo no setor, pois datas comerciais, como Natal e Páscoa, ou mesmo momentos de alta temporada no verão, são períodos que proporcionam maior número de contratações.

Metodologia

Entre os dias 13 e 14 de junho de 2024, a Onlinecurriculo ouviu 500 pessoas de diversos segmentos produtivos, faixas etárias, classes sociais e regiões do país. Mulheres e homens foram entrevistados individualmente, onde responderam às perguntas por meio de questionário estruturado em formato on-line.

Para conferir a pesquisa completa, basta acessar este link

Comentários